fbpx

5 formas de viver o propósito no dia a dia

O tema nunca foi tão falado como hoje e no entanto vejo tantas pessoas que já sabem qual é o seu propósito em teoria, no entanto não sabem como vivê-lo, como se conectarem com ele.

Antes de mais convém esclarecer o que é isto de viver “conectado com…”

Viver o propósito sente-se na pele, sente-se a vida a fluir no caminho certo, naquele que temos a certeza que é o nosso, é leveza na vida.

Quando vivemos assim, sabemos e sentimos essa leveza, essa fluidez em nós, nas nossas escolhas. Porque o caminho torna-se claro e as escolhas mais fáceis, naturais. Seja na escolha dos ambientes onde queremos estar, seja nos projetos que aceitamos ou nas pessoas que escolhemos para nos acompanharem.

Recordo que o propósito nunca é só nosso pois tem sempre impacto no sistema onde nos inserimos!

Atenção, se ainda tens dúvidas sobre o teu propósito de vida convido-te a vivenciares o Jogo do Propósito, em sessão com um facilitador credenciado com o jogo de tabuleiro ou adquirires a versão simplificada – o Jogo de cartas – POCKET – AQUI

Depois, se sentes dificuldade em experienciar o teu propósito de vida, nesta energia de leveza e fluidez, trago-te aqui 5 dicas essenciais para começares a viver conectada com o teu propósito de vida:

1. Escreve. Começa um diário, escreve todos os dias.

 Escreve ao final do dia que fizeste em que percebeste ou sentiste que estava alinhado com o teu propósito de vida. No teu registo podes incluir ainda as lições aprendidas e reserva um  espaço para agradecer o dia que tiveste.

Este exercício diário vai trazer maior auto-consciência e lembra diariamente a tua conexão com o propósito.

2. Toma consciência dos vários papéis que desempenhas na tua vida: mãe, mulher, filha, amiga, colega, madrinha, irmã, etc.

Depois reflecte o quanto vives o teu propósito em cada um desses papeis. 

Esta reflexão trás clareza sobre o alinhamento entre desempenho, prazer e propósito nos diferentes papéis que vives.

3. Conecta-te diariamente contigo: sê presente. 

Reserva uns minutos para estares a sós contigo diariamente e medita. Com a prática (sim, de início a meditação pode ser desafiante!) começas a trazer distanciamento entre ti e os teus pensamentos e começas a observar padrões de pensamentos e emoções. Esse distanciamento trás leveza e clareza sobre o caminho. Experimenta!

4. Motivos do Não

Sabendo que um dos pressupostos do propósito é que ele é uma escolha, elenca os motivos pelos quais não consegues o que dizes que queres. Depois classifica os motivos por ordem de impacto na tua vida: maior ou menor.

Esta é uma ação que te trás clareza sobre a tua responsabilidade, a responsabilidade das tuas escolhas.

5. Cultiva a auto-empatia

Há momentos desafiantes, que escapam ao nosso controlo e aos nossos desejos e, nesses momentos é essencial cultivar a tranquilidade através da auto-empatia. 

Perceber que estás a sentir no contexto desafiador, reconhecer e pedir (na positiva, e o mais específico possível) o que queres. Esta prática está ligada também à força da intenção, e é muito poderosa! Pratica-a, pratica muito!

Estas dicas são parte do mini curso – Propósito de Vida: o segredo para te conectares de forma prática.

Abrir Chat
Olá! Queres viver a tua vida com propósito, o teu?