Permite que a tua voz se oiça
Mostra o teu brilho naturalmente.
Não para ofuscar o de alguém,
Mas para que o teu lugar esteja lá, visível,
não seja apenas uma sombra de alguém.
Porque nada nem ninguém nasce para ser sombra!
Quando a voz dos outros se impõe e isso nos incomoda, podemos começar por observar que pode ser a nossa necessidade de reconhecimento que não está a ser satisfeita, e aí podemos:
. Ficar incomodados e nada fazer
. Entrar numa competição para nos impormos e fazermo-nos ouvir (e que gasto de energia este!)
Ou,
. Abrir o coração e dizer que não estamos a sentir que a nossa voz é ouvida, e o quanto isso influencia o nosso bem-estar.
Todos nós precisamos de ser reconhecidos e valorizados. E aqui refiro-me não àquilo que defendemos, aos nossos ideais, mas mais ao que realmente somos como Seres Humanos, cada um com a sua singularidade.
Hoje percebo que o que verdadeiramente toca a cada um é o Reconhecimento de si, do que é, do que dá ao mundo.
Ninguém sabe mais sobre ti do que tu mesmo, ninguém te pode dizer o que é para ti bom ou não porque és Tu que o sabes
Durante muito tempo para mim o elogio cumpria este papel, mas hoje sei e sinto, que é muito mais que o elogio o que realmente nos toca: é o sentirmos que somos reconhecidos e valorizados, e isso vai para além do elogio.
É onde as nossas histórias, a nossa vida interessa. Interessa não por comparação com nenhuma outra, mas sim porque verdadeiramente somos escutados, sem julgamentos, só escutados.
É ver no outro a curiosidade pura pelo que traz de diferente e que precede ao orgulho que se vê nos olhos mesmo antes de qualquer palavra, por fazer parte deste momento chamado Vida.
É falar de coração para coração e entender naturalmente que as necessidades de cada um são satisfeitas harmoniosamente quando há amor.
Perceber que a competição entre pessoas, a guerra do ego, destrói relações.
Perceber que a ausência, o alheamento também destrói relações.
“As necessidades minhas e do outro são satisfeitas e assim há harmonia”, ou visto de outra forma: quando eu me centro apenas nas minhas necessidades e o outro deixa de ter espaço para satisfazer as suas…
E tu, já te sentiste sombra de alguém?
Partilha comigo. Vou gostar de te escutar. Se preferires por mensagem privada.