OS PERFIS DE PERSONALIDADE
O Perfeccionista – Tipo 1 do Eneagrama
Centrado no que está certo ou errado, o tipo 1 está em constante avaliação e comparação com as outras pessoas, sempre ligado ao detalhe, com elevado sentido crítico.
Tem uma excelente capacidade de trabalho e investe a sua energia em fazer as coisas correctamente.
Conscencioso, responsável, controlado, compassivo, e por vezes inflexível, dogmático e auto-crítico.
O que causa stress ao Perfeccionista é: ser incapaz de silenciar o seu critico interno e a ansiedade que lhe está associada, sentir-se sobrecarregado com o sentimento de responsabilidade e rectidão, demasiados erros para corrigir.
A injustiça, irresponsabilidade fazem-no ficar na defensiva e zangado.
Dica de Desenvolvimento Pessoal para o Tipo 1:
Perceber que todos somos perfeitos tal como somos e que o nosso bem-estar e mérito não dependem de estarmos certos ou errados!
O Dador – Tipo 2 do Eneagrama
Prestável, solidário e orientado para os outros, optimista e generoso, assim é o tipo 2. Protector e bom conselheiro, romântico e expressivo, por vezes orgulhoso, dramático e incapaz de dizer não.
Acredita que para receber terá que dar, terá que se sentir necessário e válido para os outros para receber amor e atenção.
Investe a energia em sentir as necessidades emocionais dos outros e fazer o que lhes agrada e a criar-lhes bons sentimentos.
O que causa stress ao dador é a confusão entre as necessidades dos outros e as suas próprias necessidades, sentir eu não o apreciam ou não lhe dão importância, e pessoas que não são solidárias com o próximo. Sentir-se controlado também o tira do sério.
Dica de Desenvolvimento Pessoal para o Tipo 2:
Perceber que existe um fluxo natural de dar e receber, e que todos somos estimados pelo que somos. Permitir dar e receber sem excpectativas, praticando a imposição de fronteiras e limites às suas doações.
O Actor – Tipo 3 do Eneagrama
Focado em objectivos, orientado para o sucesso, muito energético, eficiente e confiante, o Tipo de personalidade 3 é também por vezes impaciente, desatento nos relacionamentos e aos sentimentos dos outros e competitivo
Acredita que as pessoas são recompensadas pelo que fazem e não pelo que são.
Investe a sua energia a fazer as coisas de forma eficiente e rápida, a manter-se activo e ocupado. A conseguir créditos e reconhecimento pelas suas ações, a auto-promover-se e a estar bem apresentado.
O que causa stress às pessoas com este perfil de personalidade é o fazer coisas de mais e desconhecer os seus sentimentos e valores verdadeiros. Isto leva a uma pressão que resulta de basear o seu estado de espírito no seu estatuto social, poder e prestígio.
Detesta incompetência, crítica, indecisão e ineficiência.
Dica de Desenvolvimento Pessoal para o Tipo 3:
Perceber que o amor resulta do que se é e não do que se tem ou se faz, e que há coisas que dependem da lei natural e não do seu esforço.
Moderar o ritmo e praticar a paciência, bem como permitir-se escutar as suas emoções e a sua identidade, separada do sucesso e das expectativas dos outros.
O Romântico – Tipo 4 do Eneagrama
Idealista, sensitivo, empático, criativo e compassivo são estas as características do romântico. Por vezes é melancólico, insatisfeito e instrospectivo e até dramático.
Acredita que as pessoas são altamente desconectadas da sua origem e como tal sentem uma sensação de abandono e sensação de que lhes falta algo importante.
Investe a sua energia em descobrir o significado e realização através da auto-expressão e profundas reflexões; aspira a ser um ser singular, diferente.
O que causa stress ao perfil do Romântico são o querer mais do que está indisponível, invejar o que os outros têm e ele não, ou o que são e ele não é.
Reage mal quando alguém o abandona ou o deixa ficar mal, bem como sentir-se incompreendido, ou não ser tratado como alguém único e especial.
Dica de Desenvolvimento Pessoal para o Tipo 4:
Perceber que somos amados e únicos no momento presente, sem aspirar o que não é possível.
Focar-se no que a Vida tem de positivo, em ver o copo meio cheio, e focar-se nas experiências normais do dia a dia.
O Observador – Tipo 5 do Eneagrama
Criterioso, analítico, ponderado, reservado, crítico e criterioso, é assim o tipo 5 do Eneagrama. É o centro racional por excelência.
Por vezes fica distante e apático, até quase parecendo arrogante.
Acredita que o mundo assenta numa visão de escassez e o seu foco é por isso no que pode ser dispensado e é desperdício.
O ambiente onde se insere ele considera invasivo e procura preservar o que para ele são os recursos mais valiosos: a informação, o tempo e energia, através da defesa (exagerada) da sua privacidade.
Investe a sua energia em recolher informação (aprender o mais possível sobre determinado assunto), pensar e analisar, isolar sentimentos e manter os seus limites e fronteiras.
O que causa stress ao tipo “Observador” é a emoção, que perturba a sua capacidade de auto-controlo e de interpretação. Não conseguir também manter o seu espaço de recolhimento e querer aprender tudo antes de passar à ação provoca-lhe ansiedade.
Dica de Desenvolvimento Pessoal para o Tipo 5:
Permitir-se ter sentimentos em vez de estar sempre no racional.
Aceitar a partilha e convívio social sem aspirar o domínio intelectual das matérias.
Passar à ação, constatando de que dispõe de energia e apoio para ser um sucesso no que se foca.
O Precavido (ou Céptico) – Tipo 6 do Eneagrama
Estratega, leal, cauteloso, comprometido, cooperante e organizado é assim o tipo 6 do Eneagrama.
É o medo que o move e por isso é inseguro e desconfiado, legalista e ansioso, focando-se em cenários negativos.
Como a energia do medo está suspensa, pode ser demasiado cauteloso ou excessivamente audaz, é nos extremos que oscila.
Acredita que as pessoas não são confiáveis, e como tal o mundo é um local perigoso.
O tipo 6 investe a sua energia a duvidar e testar, usando da lógica e da racionalidade procura armadilhas e incongruências.
Tem uma conduta precavida que é fundamental no planeamento do seu dia-a-dia.
Tem um sentido gregário, isto é, um postura orientada para o grupo, para os tornar mais estáveis e compatíveis.
Quando em stress, o tipo 6 fica arrogante e sarcástico.
O que o deixa assim é a dificuldade em manter a confiança e boa vontade dos outros em simultâneo com a desconfiança que sente, e a gestão de ambos. A pressão que exerce sobre si próprio para lidar com a incerteza e insegurança.
A traição ou sentir-se encurralado fazem-no ficar ainda mais defensivo.
Dica de Desenvolvimento Pessoal para o Tipo 6:
Recuperar a fé em si, nos outros e no mundo; ter consciência de que é o medo que o move a lutar ou fugir. Aceitar que a incerteza faz parte natural da vida e avançar ainda assim, cultivando a coragem.
O Entusiasta – Tipo 7 do Eneagrama
Optimista, animado, compassivo, espontâneo, versátil, aventureiro, alegre, associador de ideias improváveis, flexível, encantador, é assim o tipo 7 do Enegrama.
Acredita que o mundo limita as pessoas e causa-lhes dor, e por isso acredita também que a vida está recheada de oportunidades e experiências interessantes
O tipo 7 investe a sua energia em apreciar e experienciar a vida ao máximo, em inventar coisas, planeando actividades agradáveis.
O que deixa o Tipo 7 em stress é a dificuldade em experimentar tudo o que a vida tem para oferecer e a sobrecarga que isso acarreta, sentir limites ou restrições que o impedem de conseguir o que quer, e pessoas infelizes (mais ainda se o tentam arrastar).
Dica de Desenvolvimento Pessoal para o Tipo 7:
Perceber que para vivermos a vida na sua plenitude devemos centrar-nos no momento presente de forma consciente.
Fazer uma coisa de cada vez, e praticar a amabilidade, apreciando mais em profundidade os sentimentos e preocupações dos outros.
Perceber que a busca constante de algo resulta na fuga da dor e com isso aprender a lidar com os momentos menos prazerosos e aceitá-los.
O Controlador (ou Protector) – Tipo 8 do Eneagrama
Justiceiro, directo, assertivo, confiante, protector dos outros, magnânimo e com perfil de líder, é assim o tipo 8 do Enegrama. Por vezes é austero, excessivo, impaciente, impulsivo e intimidador. É o centro da energia física.
Acredita que o mundo é dos fortes e por isso impõe a sua verdade através da sua energia intensa, pelo controlo e poder.
O tipo 8 investe a sua energia em controlar e dominar os ambientes, bem como as pessoas que nele se encontram. Ser forte e justo é o que acredita lhe dá o respeito dos outros. É muito atento aos fracos e a protegê-los.
O que deixa o Tipo 8 em stress é a incapacidade de não poder fazer (a sua) justiça, bem como ter que controlar o seu estilo agressivo.
Impulsivo, vai de cabeça muitas vezes e tem dificuldade em negar o cansaço e a dor.
A tentativa de alguém o controlar, não reação a si e às suas “ordens”.
Foge de qualquer situação de vulnerabilidade, que está protegida e reage atacando.
Dica de Desenvolvimento Pessoal para o Tipo 8:
Observar-se e perceber o impacto que tem sobre os outros. Aprender a esperar e a escutar antes de passar à ação, e dosear a energia da força a aplicar em cada situação.
Valorizar as diferenças e a beleza e verdade que aí existe.
O Diplomata (ou Mediador) – Tipo 9 do Eneagrama
Afável, calmo, compreensivo, mediador, compassivo, carismático, paciente e cordial é assim o tipo 9 do Enegrama.
Pode-se tornar apático e dependente, indirecto e procrastinador ( com a preguiça como sua aliada).
Acredita que o mundo exige que as pessoas se misturem nele, tornando-o assim harmonioso, onde o conforto e a pertença prevalecem sobre o amor.
As pessoas devem ser harmoniosas para serem amadas, respeitadas e aceites.
O tipo 9 investe a sua energia em agradar aos outros através da sua sensibilidade e diplomacia; fazer com que a vida seja confortável, familiar e previsível. Realizar actividades reconfortantes em vez daquelas que são essenciais.
O que deixa o Tipo 9 em stress é a dificuldade em dizer “não”, tomar uma posição por si. Precisar de tomar decisões importantes e estabelecer prioridades é algo que mexe com ele, bem como ter que estar em ambiente de conflito.
Dica de Desenvolvimento Pessoal para o Tipo 9:
Prestar atenção ao seu bem-estar e às suas próprias necessidades. Observar com atenção os comportamentos em que se refugia e que são um escape à ao bloqueio que faz para a satisfação dos seus sentimentos.
Aceitar o desconforto e a mudança como parte da vida.
Praticar a auto-aceitação, tal como aceita os outros.
E AGORA?
Agora que já sabes o teu perfil de eneagrama, o que vem a seguir?!
Agora começa a parte mais importante do auto-conhecimento: conhecer os caminhos de crescimento, conhecer como podes evoluir como pessoa, sair da estagnação e exagero da tua personalidade e encontrar equilíbrio e harmonia, para viveres com maior conexão e compaixão contigo, e com quem te relacionas.
Eu estou aqui para te ajudar nesse processo das seguintes formas:
. Em sessões individuais
. Em workshops práticos e vivenciais
Se queres dar esse passo comigo e iniciar a maior viagem da tua vida em sessões individuais, marca uma sessão gratuita e explico-te tudo.
>> QUERO MARCAR UMA SESSÃO GRATUITA <<
Se pretendes experiências pontuais de desenvolvimento pessoal e eneagrama em grupo, fica atenta à agenda dos Workshops Master of You.
>> QUERO SABER MAIS SOBRE OS WORKSHOPS <<
Se sentes que é em grupo que queres dar esse passo no teu desenvolvimento pessoal, inscreve-te na lista VIP Master of You – TRIBE, e serás das primeiras a receber toda a informação sobre esta viagem única!
>> QUERO INSCREVER-ME NA TRIBE <<
Todas as informações e detalhes saem em breve, e em primeira mão para o teu e-mail.
Sim, porque a TRIBE será composta por um grupo muito restrito (até 8 pessoas) e altamente comprometidas em levar a sua vida a outro nível!
Até já 🙂
Paula Matias